Logomarca do LEEG

Breno Trindade Silva

Image

Breno Trindade é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS-UNB), tem como tema de pesquisa compreender os processos de afirmação e construção identitária das comunidades veredeiras do Norte de Minas Gerais a partir das relações ecológicas e dos conflitos socioambientais vividos na região. É mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (PPGA/UFBA) onde abordou as políticas patrimoniais e suas implicações no reconhecimento do samba de roda do Recôncavo Baiano como patrimônio cultural nacional. Graduou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) defendendo trabalho sobre performance e ritual entre as comunidades congadeiras da Quinta do Sumidouro, Pedro Leopoldo/MG. Desde então vem desenvolvendo pesquisas junto aos povos e comunidades tradicionais dos estados de Minas Gerais e Bahia, assim como trabalhos técnicos em parceria com instituições públicas e povos tradicionais de diferentes estados do país. Tem como principais temas de pesquisa os conflitos fundiários e socioambientais envolvendo povos e comunidades tradicionais; relações ecológicas e sua relação com a construção de identidades específicas; patrimônio cultural e sociobiodiversidade.

Publicações de Destaque

SILVA, B.T. & OLIVEIRA, N. Samba de roda e caruru: práticas identitárias afro-diaspóricas. In: IUAES World Congress, 18th, Anais, Florianópolis, julho, 2018, p. 789-801.

SILVA, B. T.; FERNANDES, M. B.; OLIVEIRA, N. F.; MACHADO, S. M. M. Relatório antropológico de contextualização histórica e geográfica do território da comunidade quilombola Engenho da Cruz – município de Cachoeira/BA. Cooperação para o desenvolvimento dos Países Emergentes (COSPE), Salvador/BA, 2018, p.135.

SILVA, B. T. O samba de roda do Recôncavo Baiano para além do Recôncavo: patrimônio e territorialidade In: Patrimônio, cidades e memória social.1 ed.Salvador: EDUFBA, 2016, p. 189-210.

Image
Image
Image
Image
Image