Logomarca do LEEG

Brunna Crespi

Image
Tenho uma formação interdisciplinar. Graduei-me em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo (USP), para em seguida continuar meus estudos em um mestrado interdisciplinar em "Meio Ambiente, Desenvolvimento, Território e Sociedades" no Museu Nacional de História Natural de Paris (MNHN) e na Universidade de Paris 7 Denis Diderot. Minha tese de doutorado em Etnologia, defendida também no MNHN, abordou conflitos e estratégias emergentes de comunidades tradicionais quando confrontadas a mudanças socioambientais que perturbam sua ordem sóciopolítica e cultural. Completei também um pós-doutorado de dois anos no Museu do Quai Branly Jacques Chirac na temática de cultura e patrimônios.

Durante minha trajetória, trabalhei com comunidades locais na Floresta Tropical Amazônica e minha pesquisa atual se concentra nas comunidades das ilhas do sudeste asiático. Meus interesses de pesquisa giram em torno de questões de patrimônio, circulação cultural, redes de intercâmbio, territorialidade, construção e dialética da identidade-alteridade em áreas multiculturais e resiliência cultural.

Através de uma abordagem interdisciplinar à busca de originalidade, minhas pesquisas têm como objetivos: 1) compreender as dinâmicas de apropriação, compartilhamento, representação e gestão do território e seus recursos; 2) compreender o papel desempenhado pelo território e seus recursos na estrutura e funcionamento sóciopolítico e cultural de comunidades tradicionais; 3) desenvolver mecanismos participativos e colaborativos de avaliação das mudanças e dos riscos socioambientais trazidos pelo desenvolvimento; e 4) analisar e propor estratégias de adaptação para enfrentar as mudanças e inspirar políticas de desenvolvimento.

Sou membro do Grupo de Trabalho Internacional para os Povos Indígenas (IWGIP) e pesquisadora associada no laboratório de pesquisa Paloc (IRD/MNHN).
Image
Image
Image
Image
Image