Logomarca do LEEG

EP #1 - Economia Solidária: outra economia é possível e já acontece!

E se pudéssemos vislumbrar um mundo em que o valor central da economia é o bem viver coletivo? Nesse episódio de Economias Mutantes vamos mostrar como uma outra economia é possível e já acontece, e o nome dela é Economia Solidária. Nela, a produção é coletiva e repartida, para que ninguém seja explorado nem passe fome, todos trabalham e ganham o que é justo. Ninguém fica de fora, porque se entende que a maior riqueza não é o lucro individual, e sim que as relações sociais sejam fortalecidas, que todos e todas vivam bem,  e trabalhem com dignidade: a cooperação é o caminho.

A pesquisadora Marina Comin conversa com Adenilce Maria e Patrícia Almeida sobre os valores que regem essa outra lógica econômica, baseada no fortalecimento de laços entre os trabalhadores(as) e valorização de seu trabalho, a centralidade que o trabalho de cuidado realizado por mulheres tem na economia, e a educação popular que guia o aprendizado sobre Economia Solidária. Adenilce e Patrícia são militantes dessa causa há décadas, são artesãs e educadoras, representantes do Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno (FESDFE), do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), da Rede Pequi de comercialização solidária, da Rede de Economia Solidária e Feminista (RESF) e atualmente compõem o Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES). Venha ouvir e aprender sobre essa outra forma de se relacionar, produzir e comercializar.

Mais informações:

Textos de referência:


COMIN, Marina Puzzilli. Economias alternativas nas ruínas do capitalismo: uma etnografia entre artesãs no centro público de economia solidária do DF. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade de Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/36793 


LAVILLE, J.-L. L.; GAIGER, L. I. ECONOMIA SOLIDÁRIA. In: Dicionário internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 2009. p. 162-168.


SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2, 2002. 


https://fbes.org.br/ 


Créditos de produção:


  • Apresentação e roteiro: Marina Puzzilli Comin
    • Entrevistadas: Patrícia Ferreira de Almeida e Adenilce Maria de Araújo Silva
  • Edição de roteiro: Irene do Planalto Chemin e Kelly Silva
  • Edição de áudio, sonoplastia e finalização: Irene Do Planalto Chemin
  • Música Tema: 
  • Coordenação do podcast: Kelly Silva e Irene do Planalto Chemin
  • Identidade visual: 
  • Comunicação e divulgação: Irene do Planalto Chemin
  • Financiamento:
  • Apoio:
Image
Image
Image
Image
Image

Essa primeira série de podcasts do LEEG é composta por 10 episódios, que terão diferentes formatos. Alguns contarão com a luxuosa participação dos interlocutores de nossas pesquisas, outros serão narrados exclusivamente pelos pesquisadores. 

Porque as economias são formas mutantes, os formatos dos podcasts de nossa série também variam ao longo do tempo.