Logomarca do LEEG

EP #1 - Economia Solidária



E se pudéssemos vislumbrar um mundo em que o valor central da economia é o
bem viver coletivo? Nesse episódio vamos mostrar como uma outra economia é possível e já acontece, e o nome dela é Economia Solidária. Nela, a produção é coletiva e repartida, todos trabalham e ganham o que é justo. Ninguém fica de fora, porque se entende que a maior riqueza não é o lucro individual: a cooperação é o caminho. 

A pesquisadora Marina Comin conversa com Adenilce Maria e Patrícia Almeida sobre os valores que regem essa outra lógica econômica, baseada no fortalecimento de laços entre os trabalhadores(as), na centralidade que o trabalho de cuidado realizado por mulheres tem na economia, e a educação popular que guia o aprendizado sobre Economia Solidária. 

Adenilce e Patrícia são militantes dessa causa há décadas, são artesãs e educadoras, representantes do Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno (FESDFE), do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), da Rede Pequi de Comercialização Solidária, da Rede de Economia Solidária e Feminista (RESF) e atualmente compõem o Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES). 

Venha ouvir e aprender sobre essa outra forma de se relacionar, produzir e comercializar.

 

Mais informações:

Transcrição completa do episódio

Currículo Lattes de Marina Comin

Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES)  

 

Da esquerda para a direita: Adenilce, Marina e Patrícia, na defesa do TCC de Marina, em julho de 2023.

 

Marina e Patrícia celebram juntas o prêmio outorgado ao TCC de Marina, em julho de 2024.

Marina e Patrícia celebram juntas o prêmio outorgado ao TCC de Marina, em julho de 2024.

 

Textos de referência:

COMIN, Marina Puzzilli. Economias alternativas nas ruínas do capitalismo: uma etnografia entre artesãs no centro público de economia solidária do DF. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade de Brasília, 2023.

LAVILLE, J.-L. L.; GAIGER, L. I. ECONOMIA SOLIDÁRIA. In: Dicionário internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 2009. p. 162-168.

SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2, 2002. 

Créditos de produção:

Apresentação e roteiro: Marina Puzzilli Comin

Entrevistadas: Patrícia Ferreira de Almeida e Adenilce Maria de Araújo Silva

Edição de roteiro: Irene do Planalto Chemin e Kelly Silva

Gravação de áudios: Alexandre Furtado da Silva e Paulo Duro Morais  - Estúdio da Subsecretaria de Educação Continuada da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Edição de áudio, sonoplastia e finalização: Irene Do Planalto Chemin

Coordenação do podcast: Kelly Silva e Irene do Planalto Chemin

Música Tema: Fábio Popinigis

Músicas adicionais: Cantigas “Minha Ciranda” e “Eu Vi Mamãe Oxum Na Cachoeira”, gravadas por Mariana Puzzilli Comin em evento de Economia Solidária

Imagem do header/capa do episódio: Raphael Caron

Comunicação e divulgação: Irene do Planalto Chemin

Financiamento:  Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal – FAP-DF , CNPq, CAPES e Universidade de Brasília

Agradecimentos: Subsecretaria de Formação Continuada, EAPE, pela disponibilização do estúdio para gravação dos episódios, FAP DF, CNPQ e CAPES pelos financiamentos de nossas pesquisas e todos e todas interlocutores de nossas investigações, que generosamente nos permitem conhecer melhor o mundo pela vida com eles partilhada

Related Articles