Projetos em andamento
Marketing ‘culture’ and sustainable livelihoods on Atauro Island, Timor-Leste
Financiamento
Coordenação
Ecologias e subjetivações econômicas em disputa. Aproximações a partir de Timor-Leste
Financiamento
Coordenação
Este projeto de pesquisa tem por objetivo etnografar tensões morais e éticas que se impõem sobre ecologias e sujeitos econômicos em Timor-Leste. Assume-se como ponto de partida que a reprodução das populações leste-timorenses, nas áreas rurais, está assente em ecologias econômicas mais que humanas caracterizadas pela tensa coexistência de regimes heterogêneos de produção, distribuição, consumo, conhecimento e subjetivação. Tal configuração deriva, por um lado, da intensificação de esforços de governança voltados à expansão da sociedade de mercado no país desde o século XIX. Por outro, é produto da resiliência das instituições locais a tais investidas. Não obstante, é inegável que transformações importantes estão em curso. Inspirada por Foucault, a pesquisa focará problematizações morais e éticas a respeito de condutas econômicas tais como as elaboradas por agentes individuais e coletivos a fim de identificar tensões que marcam os processos de mudança social correntes em Timor-Leste. Serão tomadas como fonte para a pesquisa controvérsias morais em relação a condutas econômicas presentes e/ou desejadas em/para diferentes espaços: as unidades domésticas, as casas, as comunidades religiosas cristãs e as aldeias. A produção de dados para a realização da pesquisa será desenvolvida mediante três procedimentos:
1. revisão bibliográfica;
2. análise documental e
3. trabalho de campo. Pressupõe-se que os fenômenos a serem analisados são multiescalares, multilocais e multitemporais.
Parasitando a kultura, produzindo mercados? Etnografias de práxis de governo da economia em Timor-Leste
Financiamento
Coordenação
Este projeto tem por objeto de análise práxis de governo em Ataúro, Timor-Leste, voltadas à construção de economias de e para o mercado. Priorizam-se práxis de governo direcionadas às mulheres e aos fenômenos associados ao que se tem denominado kultura. Procurar-se-á extrair implicações analíticas derivadas de fatos como políticas de microcrédito e incentivo a cooperativas, políticas de patrimônio cultural e de promoção do turismo, entre outras. A título de hipótese, aventa-se que a promoção de economias de mercado em Timor-Leste tem se dado pela parasitação seletiva da kultura e de relações de mutualidade pautadas pelo regime de troca de dádiva, com efeitos de objetificação da cultura, desencantamento de certas práticas e artefatos sociais e desvalorização da moralidade de riqueza em pessoas (wealth in people). Não obstante, alimenta-se uma vigilância epistemológica contra metanarrativas do capitalismo, atentando-se ao fato de que as populações leste-timorenses vivem a partir do recurso a regimes de produção, troca e consumo heterogêneos e respondem de forma resiliente e criativa às práxis de governo a que estão sujeitas.