Logomarca do LEEG

Projetos encerrados

O governo da e pela Kultura. Complexos locais de governança na formação do Estado em Timor-Leste

Financiamento

CNPq, CAPES e FAP-DF

Coordenação

Kelly Silva
Este projeto de pesquisa, fruto de ação em rede de pesquisadores do DF com centros de pesquisa do Brasil, Austrália, Portugal e Timor-Leste, objetiva identificar e analisar alguns dos modos pelos quais elementos dos complexos locais de governança, denominados kultura desde o ponto de vista nativo, têm sido mobilizados pelo Estado leste-timorense em suas práticas de governo e processo de autoconstrução e os efeitos daí derivados. Elegem-se como campos prioritários de pesquisa as políticas de patrimonialização, as práticas de titulação de terras e iniciativas em prol da geração de renda para mulheres vulneráveis. Pressupõe-se, como hipótese, que a mobilização de dimensões dos complexos locais de governança ocorre de modo a transformá-las em conduítes para geração de efeitos de integração e monopolização do poder, típicas dos processos de formação estatal. Ao mesmo tempo, os usos dos complexos locais de governança serviriam à transposição e internalização de práticas e projetos modernos de organização social e subjetivação e veiculariam, potencialmente, projetos de identificação étnica, regional e nacional. A produção de dados para realização da pesquisa será realizada mediante os três procedimentos:

1. revisão bibliográfica;
2. análise documental; e
3. trabalho de campo.

Assume-se que os fenômenos que compõem o governo da e pela kultura em Timor-Leste são multiescalares, multilocais e multitemporais.
Image
Image
Image
Image
Image

Prestações matrimoniais, 'usos e costumes' e a construção da nação leste-timorense: a dialética da modernização a partir de Díli.

Financiamento

CAPES, CNPq

Coordenação

Kelly Silva
Objetiva-se analisar as configurações contemporâneas das prestações matrimoniais em Díli, capital de Timor-Leste, entre populações com distintos históricos de migração à cidade e os discursos a respeito de tais práticas formulados por instituições governamentais e não governamentais. Tais fatos serão tomados como veículos pelos quais diferentes atores (individuais, coletivos e institucionais) negociam suas posições no mundo. Pressupõe-se que tais negociações alimentam projetos de identificação social de várias ordens: civilizacional, étnica, regional e nacional. A centralidade das prestações matrimoniais na negociação da sociabilidade local, tal como revelada pela bibliografia sobre a região, transforma-as em janelas epistemológicas privilegiadas para melhor compreender as estratégias pelas quais se estrutura sua dialética de modernização. No horizonte de discussão desta investigação está a ambição de contribuir para o debate a respeito dos processos pelos quais a ideia de cultura tem sido alçada à condição de importante mobilizadora política, entre diversos atores e em diferentes contextos, coloniais e pós-coloniais.
Image
Image
Image
Image
Image

Modelos e seus efeitos sobre fluxos de desenvolvimento: Uma abordagem etnográfica e comparativa da transmissão do conhecimento e de estratégias de subsistência.

Financiamento

European Research Council. 

Coordenação

Susana Narotzki, Victoria Goddard e Gustavo Lins Ribeiro
Com base em uma perspectiva comparativa e intergeracional, o projeto enfoca o impacto de fluxos de desenvolvimento sobre formas de subsistência, transmissão de conhecimento e respostas inovadoras a mudanças em contextos locais e globais. O projeto compreende quatro estudos de caso detalhados (Brasil, Argentina, Espanha e Eslovênia). A abordagem interdisciplinar combina metodologias de pesquisa qualitativa e comparativa com a formulação de modelos para explorar os efeitos dinâmicos de modelos de desenvolvimento e suas implementações e traçar as interconexões dos fenômenos nos níveis macro e micro. O projeto visa a contribuir para a análise comparada de modelos para políticas e ações de implementação e para elucidar a complexidade de fluxos de desenvolvimento conforme eles se estendem em e através de domínios sociais.
Image
Image
Image
Image
Image